11/01/10

YESANPO 1987







7 comentários:

  1. Boas,

    informo que transferi o meu blog para o seguinte endereço:

    http://olhares67.wordpress.com

    Saudações do Roadrunner!

    ResponderEliminar
  2. Caro Okawa Ryuko, gostaria de falar consigo se seja possivel. Estou em Londres, amiga da Angola, com questoes sobre um post no blog Dragon's Quest. If you are able to speak to me, em Portugues ou Ingles, please could you send an email to my address: lara.pawson@gmail.com and I will explain my question. Thank you so much. Abracos, Lara

    ResponderEliminar
  3. Desculpe,mas a internet é um lugar pouco fiável. Podia dar uma pista sobre a questão que gostaria de esclarecer?

    ResponderEliminar
  4. Sim! Posso! Gostaria de saber ondé posso colocar a musica escrita sobre Ngangula. No seu blog Dragon's Quest, existe uma referencia sobre Ngangula. Eu quero saber mais e entender mais a historia da Ngangula. Pode me-ajudar?

    ResponderEliminar
  5. Augusto Ngangula é um herói póstumo da O.P.A. (Organização dos Pioneiros Angolanos).
    Augusto Ngangula caminhava para a sua escola situada numa base do M.P.L.A. nas zonas da terceira região, a 10 km da sua aldeia. Levava os seus livros no braço. Frequentava uma escola do C.I.R. (Centro de Instrução Revolucionária). A sua divisa era "Tudo pelo povo".
    Mas foi apanhado de surpresa pela tropa heliotransportada portuguesa que acabara de desembarcar na área. Interrogaram-no sobre a localização das escolas do C.I.R. e sobre as bases do M.P.L.A. Mas Ngangula recusou responder, apesar da pancada que lhe deram. A dada altura falou, mas foi para conduzir a tropa portuguesa para campos cultivados, na esperança de se encontrar com destacamentos do M.P.L.A. Os colonialistas, compreendendo que tinham sido enganados por um garoto, assassinaram-no então à machadada. Horas depois, os helicópteros Alouette 2 e Alouette 3 recolheram os soldados portugueses. E também o corpo mutilado de Augusto Ngangula, 12 anos.
    Só sei isso.

    ResponderEliminar
  6. Obrigada. E tambem, ouvi falado que existe agora um dia das criancas (1, ou 10?, Dezembro) todos os anos?

    ResponderEliminar
  7. Disso não sei. O melhor é investigar na net.

    ResponderEliminar